Descoordenação e falta de combustível na resposta da Proteção Civil em Pedrógão

0

A RTP teve acesso integral à caixa negra da Proteção Civil que registou todas as falhas operacionais que levaram à catástrofe em Pedrógão Grande.

São 1.327 comunicações, que explicam a falta de prontidão para acorrer ao incêndio, a descoordenação que se instalou rapidamente e até a falta de combustível no primeiro helicóptero Kamov a levantar voo. O aparelho só chegou ao local uma hora depois, já o incêndio estava a progredir de forma incontrolável. Ficou apenas 23 minutos. Só voltou duas horas depois, quando o fogo já tinha três frentes ativas, em Pedrógao Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. Esta sexta-feira à noite, uma investigação do Sexta às 9 mostra-lhe que as falhas no SIRESP estão longe de explicar o fracasso operacional que provocou a tragédia.

Veja o video aqui

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.