Delegação estrangeira conheceu Bombeiros de Águeda

0

ABSC 08 ÁGUEDAOs Bombeiros Voluntários de Águeda foram visitados por uma delegação internacional – que quis conhecer as suas instalações e meios.

O grupo de técnicos franceses (3), alemães (3), checos (2) e polacos (2), acompanhado pelos comandantes Gomes da Costa (Federação de Bombeiros Aveiro) e António Machado, foi recebido pela direcção de José Manuel Rolin e pelo comandante Francisco Santos.
O quartel e viaturas foram objecto de pormenorizada e esclarecedora visita, demorando-se o grupo estrangeiro particularmente na observação da ambulância António Manuel Morais da Neves ((Tó Talho),  baptizada no aniversário de 2013 e que é a primeira do país equipada com desfibrilhador, ventilador, aspirador e maca operatória.
“É possível operar em pleno andamento”, explicou José Manuel Rolim, surpreendendo a delegação estrangeira.
Custou 75 000 euros, integralmente suportados pelos Bombeiros de Águeda.
A vista ocorreu a 23 de Julho e a delegação ouviu o comandante Francisco Santos  explicar os meios e modos de actuação dos Voluntários de Águeda em situações de incêndio.
Durante a tarde, visitaram a área ardida do Caramulo, no último verão, e, em homenagem, estiveram em romagem no monumento aos bombeiros mortos no incêndio-catástrofe de 1986, que fica em Castanheira do Vouga
A 24 de Julho, participaram, em Aveiro, numa conferência sobre as cheias.

(Fonte: Soberania do Povo)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).