“A defesa nacional não se esgota na defesa militar” diz Aguiar Branco

0
Aguiar Branco

José Pedro Aguiar Branco

A defesa nacional não se esgota na defesa militar segundo declarou o Ministro da Defesa Nacional (MDN), José Pedro Aguiar Branco, em entrevista à RTP 2.

O MDN foi interpelado em estúdio depois da exibição de uma peça jornalística que dava conta do envolvimento das Forças Armadas em missões de interesse público, como é o caso da colaboração em acções de prevenção, auxílio no combate e rescaldo em incêndios florestais.

A reportagem noticiava a visita do MDN a Cabanes, Vila Pouca de Aguiar, onde assistiu in loco à abertura de faixas corta-fogo e à limpeza e beneficiação de caminhos florestais, acções de prevenção estrutural do âmbito da defesa da floresta contra incêndios. As operações decorreram no âmbito do Plano Faunos, lançado este ano, que envolve os ministérios da Defesa e da Agricultura na prevenção dos incêndios florestais.

Fazendo jus à máxima “a comunicação é a essência da protecção civil”, o MDN realçou que esta colaboração não é de agora, verifica-se há muitos anos. Só que nem sempre obtém a visibilidade correspondente ao esforço de empenhamento dos meios militares no terreno.

Faça download do vídeo: Entrevista Aguiar Branco militares incêndios

Ou abra outra janela: AQUI

(Fonte: ANPC)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).