Decorre nos dias 14 e 15 de Março a eleição dos novos órgão sociais da ANBP/ SNBP

0

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) realizam durante o dia de amanhã (14) e quarta-feira (15) a eleição dos novos órgão sociais.

Direção Nacional, Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Ética e Disciplina e Secretariados Regionais de Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro, Setúbal e Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. É esta a estrutura nacional da ANBP/SNBP que será preenchida com as eleições para o quadriénio 2018/2022.

Fernando Curto encabeça esta lista única (Lista A) que na próxima terça e quarta-feira será votada em vários pontos do país, esperando-se uma elevada taxa de afluência às urnas de forma a dar força a uma entidade que durante os próximos anos será colocada à prova com as alterações no sistema nacional de Protecção Civil.

Em nota enviada ao Portal Bombeiros.pt, a comissão de candidatura refere que os grande objectivos desta lista são: a luta pela valorização da profissão de bombeiro; a criação de Carreira Única; a Criação do estatuto profissional dos bombeiros profissionais; a obtenção de um Horário de trabalho nacional; a Manutenção do estatuto de corpo especial da Função Pública; a  Criação de um Acordo Coletivo de Trabalho para todos os bombeiros profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários; a Assinatura de Acordos de Entidade Empregadora Pública e de Acordos de Empresa, a Criação de carreira para os profissionais da ANPC, FEB, CDOS e CNOS; o Reconhecimento da profissão de risco e desgaste rápido; a Criação do Código Deontológico, a reivindicação da representação de ANBP/SNBP nos órgãos de gestão dos bombeiros profissionais; os seguros em que os valores cubram as necessidades dos bombeiros; e a constante procura de mais e melhor formação profissional.

A votação decorre nas sedes dos corpos de bombeiros onde existem associados da ANBP/SNBP, no norte, centro, sul e ilhas.

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).