Governo declara situação de alerta por risco de incêndio até terça-feira

0

Portugal estará em situação de alerta devido ao agravamento de risco de incêndio rural desde as 20 horas deste domingo até às 23.59 horas desta terça-feira.

A informação consta de um comunicado do Ministério da Administração Interna, assinado juntamente com o Ministério do Ambiente, da Defesa e da Agricultura. “Face às previsões meteorológicas para os próximos dias (…) este domingo o Despacho que estabelece a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente”, lê-se no comunicado.

O despacho prevê algumas medidas preventivas como a proibição de queimadas, de fogo-de-artifício, de determinados trabalhos florestais com recurso a máquinas como “motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos e destroçadores” e ainda a vedação do acesso a espaços florestais “previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios”.

O Ministério da Administração Interna relembra que a proibição não abrange, por exemplo, atividades de alimentação de animais, a extração de cortiça e trabalhos de construção civil (caso não possam ser adiados).

Com a situação de alerta, autoridades como GNR, PSP e equipas de emergência médica devem estar prontas a responder a ocasiões de socorro e de proteção.

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt