Da indústria do papel para presidente da nova Estrutura de Missão

0

(Fonte: DN)

Toma hoje posse o presidente da Estrutura de Missão que promete revolucionar a forma como o país se relaciona com a Floresta e com o Meio Rural, principalmente naquilo que diz respeito aos incêndios.

O Engenheiro Florestal Tiago Martins Oliveira, pertencente aos quadros da empresa de celulose The Navigator Company, foi o escolhido pelo Governo para presidir à Estrutura de Missão, órgão que responde directamente ao Primeiro-Ministro, para a instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, entidade criada na sequência do Conselho de Ministros de dia 21 de outubro.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros a que o Portal Bombeiros.pt teve acesso, Tiago Martins Oliveira será responsável por preparar e executar “as recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente [para a análise e apuramento dos factos relativos aos incêndios que ocorreram em Pedrógão Grande e outras localidades, entre os dias 17 e 23 de junho de 2017], cabendo-lhe ainda promover a instalação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos (AGIF)”. Ainda no mesmo comunicado, é avançado que a AGIF entrará em funcionamento em janeiro de 2019, tendo “competências no âmbito da integração de políticas, avaliação, planeamento e controlo, bem como no âmbito da gestão do conhecimento, da estratégia e supervisão de operações.”

Para além de vários cargos diretivos no Grupo Portucel Soporcel, agora The Navigator Company, Tiago Martins Oliveira exerceu várias funções em anteriores Governos, como adjunto do secretário de Estado das Florestas, do Governo liderado por Durão Barroso (entre 2003 e 2004), e como adjunto do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas do primeiro Governo liderado por José Sócrates (entre 2005 e 2006).




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).