Instituto Superior de Engenharia de Coimbra cria curso técnico em Proteção Civil

proteção civilA formação técnica é uma ferramenta essencial para todas as atividades profissionais, e também para a atividade dos profissionais que se dedicam a salvar vidas.

No próximo ano letivo, o Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai lançar um novo curso Técnico Superior Profissional, em Proteção Civil. Este curso começou a ser preparado no ano letivo 2015-16, e teve a sua aprovação na Direção Geral do Ensino Superior há alguns meses. Decidiu a Presidência do ISEC, avançar este ano com a sua divulgação e implementação, alargando assim a sua oferta formativa numa área muito específica como é a da Proteção Civil.

O curso consiste num ciclo de estudos com a duração de 4 semestres a que correspondem 120 unidades de crédito, e onde 1 dos semestres corresponde a um estágio em ambiente de trabalho. Pela conclusão do curso, é atribuído um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5. O curso destina-se essencialmente a indivíduos que tenham concluído o 12º. ano, mas também podem ser admitidos alunos que tenham o 12º. ano incompleto, devendo nesse caso frequentar unidades curriculares de compensação.

E porque o lema “saber para servir” é muito querido de todos os Bombeiros Portugueses, não é de modo algum nossa intenção repetir a formação que é ministrada na Escola Nacional de Bombeiros, mas antes complementar essa formação, proporcionando aos alunos conhecimentos nas áreas das cheias e inundações, sismos e furações, deslizamentos de taludes, bem como mais alguns conceitos sobre legislação de segurança contra incêndios em edifícios.

Porque a segurança que os Portugueses merecem não tem preço, este é o contributo do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, dedicando algum do seu saber à valorização dos conhecimentos técnicos daqueles que salvam as nossas vidas. Porque todas as situações de risco e de catástrofes são sempre críticas, no sentido em que num curto espaço de tempo podem perder-se ou salvar-se muitas vidas, entendemos que no capítulo do Planeamento e Gestão das situações de emergência, existe ainda algum caminho a percorrer. Foi com este propósito que nasceu este Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil, que terá a sua primeira edição em 2016-2018. Mais informações podem ser obtidas em www.isec.pt.