Curso de Combate a Incêndios em Famalicão da Serra

0

incendioO Curso de Combate a Incêndios Florestais, que integra a 7.ª Jornada de Análise ao Incêndio de Famalicão, irá decorrer na Casa da Cultura de Famalicão no próximo fim-de-semana, dia 25 de Maio.

Num Curso de Combate a Incêndios Florestais que pretende ser mais técnico e mais prático, a organização aponta em lições por parte de especialistas em incêndios florestais e em segurança pessoal. Após a sessão formativa, haverá o percorrer da Zona de Intervenção do incêndio de 2006, onde acabaram por falecer seis homens. A inscrição no Curso é efectuada no Portal Bombeiros.pt, num espaço devidamente assinalado e identificado.

 

O programa da organização, distribuído junto de corpos de bombeiros e de meios de comunicação social, é o seguinte:

 

7.ª Jornada de Análise ao Incêndio de Famalicão da Serra

Curso de Combate a Incêndios Florestais

 

Em 2013 lembram-se os 7 (sete) anos que passaram desde o acidente que vitimou 6 (seis) bombeiros enquanto combatiam um incêndio em Famalicão da Serra – Guarda. Desde esse ano, o Projecto Sérgio Rocha e o Portal Bombeiros.pt têm empreendido acções e actividades que pretendem, acima de tudo, ajudar todos os bombeiros e demais interessados a conhecer melhor e de forma contínua o comportamento do fogo. Foi assim que se uniram ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra e começara a realizar anualmente as Jornadas de Análise ao Incêndio de Famalicão. Este ano não será diferente a realização desta jornada, mas haverá mudanças, logo a começar pela inclusão de cursos de formação numa 7.ª Jornada que percorrerá o ano. Assim sendo, começa no dia 25 de Maio com um curso, que conta com a participação de Domingos Xavier Viegas, um dos maiores especialistas mundiais ao nível do comportamento do fogo, e de Carlos Rossa e David Davim, antigos colaboradores do CEIF e especialistas em combate a incêndios florestais. Far-se-á também a visita guiada ao local do acidente, com paragens para perguntas e esclarecimentos, naquele que é o único “Staff-ride” realizado na Europa.

 
Programa
9h – Recepção aos participantes e café

9h30 – Abertura

10h – Comportamento Extremo do Fogo e Segurança Pessoal, por Domingos Xavier Viegas

11h Intervalo

11h15 – Desafios no combate aos incêndios florestais, por David Davim e Carlos Rossa

12h30 – Almoço e convívio

14h – “Staff-ride” na Zona de Intervenção do incêndio de 2006

16h – Homenagem no local

17h – Encerramento e lanche

 

O custo de participação no curso é de 10€ (o pagamento deverá ser efectuado no dia do curso)

 

Apoios (já garantidos): Portal Bombeiros.pt, Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF-ADAI), AFOCELCA, Junta de Freguesia de Famalicão da Serra e Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).