Corpos de bombeiros do concelho de Sintra dizem não ao DECIR 2019

0

Foto: Bombeiros de Montelavar

Os Corpos de Bombeiros do Município de Sintra, fonte dos bombeiros de Montelavar, decidiram em plenário não integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) em 2019.

A decisão foi provocada pelas recentes medidas que o Governo prevê aplicar na restruturação da Proteção Civil em Portugal, que afetam o maior Agente de Proteção Civil, os Bombeiros.

Segundo a mesma fonte, a medida irá fragilizar o DECIR 2019 no Distrito de Lisboa em cerca de 15 equipas, o correspondente a cerca de 20% dos meios do dispositivo no Distrito. Considerando que os Bombeiros do Concelho de Sintra, conseguem também constituir mais 3 Grupos de Reforço para fora do Distrito, num total de mais de 90 operacionais e 30 veículos, representa em média a perda de capacidade de resposta de 50% do Distrito.

No dia 28 de novembro às 20:30, os Bombeiros do Concelho de Sintra convidam os Órgãos de Comunicação Social, para uma conferência de imprensa, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sintra.

O Portal bombeiros.pt sabe que, outros corpos de bombeiros podem estar na iminência de se aliar à medida tomada pelos corpos de bombeiros do concelho de Sintra.




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.