Coronavírus: Liga solicita reunião com ANEPC e INEM com caráter de urgência

0

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) solicitou uma reunião com carácter de urgência aos presidentes da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com o intuito de definir estratégias e meios na resposta a uma eventual situação de emergência da vida nacional, quando são conhecidos os primeiros casos, em Portugal, de novo Coronavírus/Covid-19. Este pedido surge após reunião da Comissão Nacional de Protecção Civil, convocada ontem pelo Ministro da Administração Interna.

Considera a Confederação existir uma indefinição de objectivos a curto e a médio prazo quanto à participação dos Bombeiros na resposta a eventuais emergências relacionadas com o Covid-19. Recorda que os Bombeiros asseguram 98% do socorro em Portugal, e são responsáveis por 85% a 90% da prestação de serviços urgentes INEM.

A LBP em comunicado à impressa, reafirma a “total disponibilidade” destes operacionais, enquanto principais agentes de proteção civil, sempre próximos das populações, presentes em todo o território nacional.

Referiu ainda que “…é urgente perceber o que realmente pretendem dos Bombeiros, a dimensão da sua presença, a formação específica que será necessária para uma boa prestação e os meios alocados a esta missão.”

Fonte: LBP/Bombeiros.pt

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.