Concelho de Monchique em risco muito elevado de incêndio

0

rcm_dhO concelho de Monchique, distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, enquanto outros nove se encontram em risco elevado, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Silves e Loulé (Faro), Odemira (Beja), Mação e Sardoal (Santarém) e Vila de Rei e Proença-a-Nova (Castelo Branco) estão em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, mais prováveis no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado na costa sul do Algarve, e moderado a forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral das regiões norte e centro e na região sul.

Em Lisboa, Porto, Braga, Portalegre e Faro prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, Castelo Branco, Viana do Castelo e Viseu 23, Vila Real 22, Guarda 17, Évora e Funchal 25, Beja 27, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Bragança 21.

Noticias ao Minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.