Comunicado ANPC: Patrícia Gaspar vai para Cabo Verde

0

patricia gasparA Autoridade Nacional de Proteção Civil vai enviar para Cabo Verde um elemento da sua estrutura operacional – a Comandante Operacional Distrital de Setúbal (CODIS), Patrícia Gaspar – para integrar a equipa de missão das Nações Unidas (UNDAC – United Nations Disaster Assessment Coordination Team) que, no terreno, irá proceder à avaliação da emergência e das necessidades de socorro e assistência decorrentes da situação que se vive desde 23 de novembro p.p. devido à erupção vulcânica do Pico do Fogo.

A missão da CODIS de Setúbal foi solicitada ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. A partida é hoje às 20:45 horas do Aeroporto da Portela, em Lisboa, e tem como destino a Cidade da Praia, Cabo Verde.

A ANPC, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, tem acompanhado a evolução da situação de emergência desde o seu início, nomeadamente em estreita ligação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Além disso, acionou a pedido do Instituto Nacional de Gestão do Território de Cabo Verde o Copernicus Emergency Management Service, da UE, com vista a obter imagens de satélite que permitam a monitorização do evento.

Na sequência do pedido de ajuda feito pelas autoridades cabo-verdianas a Portugal, a ANPC disponibilizou os seguintes materiais e equipamentos:

  • 4.000 Máscaras de proteção respiratória
  • 1 Telefone satélite
  • 50 WC portáteis
  • 500 Camas de campanha
  • 100 Cobertores
  • 200 Lençóis

As Forças Armadas também estão envolvidas nesta ajuda, tendo enviado para a região um navio de guerra da Marinha portuguesa.

 

(Fonte: ANPC)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).