Como os portugueses devem preparar-se para um sismo

0

sismografoA Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) convida os portugueses a participarem, às 11h06 de hoje, no exercício de preparação para o risco sísmico através da realização dos três gestos de proteção: baixar, proteger e aguardar.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ANPC promove o exercício ‘A Terra Treme’, que tem a duração de um minuto e consiste na realização dos três gestos de proteção em caso de sismo – baixar, proteger e aguardar.

Segundo a ANPC, o exercício público tem como objetivo preparar e sensibilizar a população para o risco sísmico e promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo

Nesse sentido, a Proteção Civil convida todas as pessoas para participarem, individualmente ou em grupo, no exercício nacional, praticando os três gestos básicos.

Este ano, a ANPC, juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, a Direção-Geral da Educação e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, assinala simbolicamente o momento com uma iniciativa na Escola Secundária Rainha D. Amélia, onde será feito o minuto definido para o exercício e a evacuação da escola de acordo com o plano de segurança, envolvendo toda a comunidade escolar, num total de 1200 elementos.

De acordo com a ANPC, a iniciativa enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.

Fonte: Noticias ao Minuto / Lusa




Sobre quem enviou a noticia

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Bombeiro de 1ª. É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.