Comemorações homenageiam Bombeiros no Barreiro

0

bombeiros_formaturaBombeiros de todo o país vão concentrar-se no próximo fim-de-semana (31 de Maio e 1 de Junho) no Seixal e Barreiro para participarem nos Concursos Nacionais de Manobras para Bombeiros e Cadetes, e no Dia do Bombeiro Português.

No âmbito desta efeméride, no dia 31, a Cerimónia de Abertura dos 33.º Concursos Nacionais de Manobras para Bombeiros e 32.º Concursos Nacionais de Manobras para Cadetes será presidida pelo Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Cmdt. Jaime Marta Soares, é irá ocorrer no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Amora, Seixal, onde irão participar cerca de 500 bombeiros. Estas provas desportivas nacionais visam apurar equipas de Bombeiros para participar em provas internacionais no âmbito do Comité Internacional do Fogo CTIF.

No dia 1 de Junho ocorre a comemorações do Dia do Bombeiro Português, das quais se destaca a cerimónia comemorativa presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, que irá ter lugar na Avenida Bento Gonçalves, na cidade do Barreiro. Nesta cerimónia, em parada, os oito bombeiros mortos em serviço no ano transacto no combate aos incêndios florestais serão homenageados pela LBP com a entrega do crachá de ouro aos seus familiares.

Será entregue também o Prémio Bombeiro de Mérito de 2013 aos vencedores, os bombeiros Fernando Oliveira e Carla Neto, dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, e Menções Honrosas à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (Categoria Câmara Municipal), a Avelino Reis, Presidente da Assembleia-geral da Direcção da Associação de Bombeiros de Vila Nova de Famalicão (Categoria Dirigente Associativo), e à empresa Digal, S.A. (Categoria Personalidade Empresarial ou Empresa). A Comemoração termina com o desfile apeado e motorizados com cerca de 500 bombeiros.

Programa – CONCURSO NACIONAIS DE MANOBRAS – De 31 a 1 de Maio | Amora, Seixal – Visualizar Cartaz

Sábado, 31/05/2014
09h00 – Início dos Treinos
12h30 – Intervalo para Almoço
14h00 – Reinício dos Treinos
18h00 – Concentração das Equipas
19h00 – Cerimónia de Abertura dos Concursos

Domingo, 01/06/2014
09h00 – Início das Provas
13h30 – Final das Provas, e divulgação de Resultados Provisórios

Programa – DIA DO BOMBEIRO PORTUGUÊS – Dia 1 de Junho | Barreiro – Visualizar Cartaz
10h00 – Hastear das Bandeiras
Chegada do facho para acendimento da Pira, transportado por delegação da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém
Acendimento da Pira
Local: Avenida Bento Gonçalves

11h00 – Missa Solene
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário

14h00 – Concentração dos Bombeiros e viaturas do Distrito de Setúbal
Local: frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ao lado da Escola Secundária Alfredo da Silva

15h30 – Recepção às Entidades
Passagem em revista às forças em parada
Entrega de Prémio Bombeiro de Mérito 2013, Menções Honrosas e Condecorações
Alocuções: Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Presidente do Conselho Executivo da LBP, e Ministro da Administração Interna
Desfile apeado e motorizado das Associações e Corpos de Bombeiros do distrito do Setúbal
Local: Avenida Bento Gonçalves

FONTE – Liga de Bombeiros Portugueses




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.