Coimbra discute a Saúde Mental e o Stress Pós Traumático nos bombeiros

0

É já no próximo dia 31 de Maio, a partir das 21h30, que ocorre o Webinar sobre “Saúde Mental e Stress Pós Traumático nos Bombeiros e Famílias”, numa sessão online.

Segundo faz saber a organização, o evento pretende reunir “Bombeiros(as) e as suas famílias, e profissionais de saúde e investigadores(as) de forma a discutir o impacto do stress resultante do combate a incêndios na saúde e na qualidade de vida”.

Este Webinar está enquadrado no Projeto DECFIRE – TREINO DA TOMADA DE DECISÃO CRÍTICA E GESTÃO DO STRESS PÓS-TRAUMÁTICO NOS TÉCNICOS DE COMBATE A INCÊNDIOS, que tem como investigador responsável Miguel de Sá e Sousa de Castelo-Branco. O projecto DECFIRE tem como objetivo compreender “os determinantes neurais da tomada de decisão quando os bombeiros tomam decisões estratégicas relacionadas à gestão do fogo e à autoproteção”, através da criação de cenários realistas colocados aos participantes com “situações de tomada de decisão desafiadoras”.

Este projeto está centrado na Universidade de Coimbra, mas estabelece ligações com as associações de bombeiros e com um grupo de trabalho clínico especializado na área do trauma que segue uma população de cerca de 200 bombeiros.

O Webinar é promovido pelo ICNAS/CIBIT da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Serviço de Psiquiatria do CHUC, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra.

A entrada na sessão é gratuita e faz-se através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82185186471

Para seguir a sessão sem entrar na sala de reunião, podem usar-se os seguintes links:  https://www.uc.pt/en/uid/cibit/ScienceSociety/WebinarDECFIRE/  e https://www.facebook.com/decfire.coimbra

Veja o programa: EventoDecFire-ProgramaZoom

About author

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).