Cinco regiões com risco muito alto de exposição ultravioleta

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

De acordo com o IPMA, também Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Leiria, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde. Aguaceiros, em especial no Minho e Douro Litoral, que poderão ser de neve acima dos 1500 metros até ao final da manhã, diminuindo de frequência a partir da tarde.

Está também previsto vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao início da manhã.

Pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas rondam os sete graus celsius de mínina (cidade mais fria do país) de Bragança e os 22 de máxima em Faro e Beja. Em Lisboa são esperados 18 de máxima, 15 no Porto e 20 em Faro e Santarém.

O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco moderado de incêndio, estando os restantes concelhos de Portugal continental sem qualquer tipo de risco, de acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA.

Noticias ao Minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.