Cinco desalojados após inundação em casa na Marinha Grande

0

inundaçõesCinco pessoas ficaram desalojadas esta terça-feira após a subida das águias de um ribeiro em Picassinos, na Marinha Grande, informaram os bombeiros.

 

“Devido ao grande caudal no ribeiro, o leito foi alargado e atingiu a habitação de rés-do-chão”, informou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Mário Silva, acrescentando que para o local a corporação enviou duas viaturas com três elementos.

 

À agência Lusa, o vice-presidente da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, informou que se trata de uma família de oito pessoas, duas das quais crianças, sendo que três dos munícipes já foram deslocados para junto de outros familiares.

 

“Os serviços de acção social da autarquia estão no terreno e foi solicitada a intervenção da Segurança Social no sentido de realojar temporariamente a família, bem como dar outro apoio necessário”, adiantou Paulo Vicente.

 

O autarca referiu que, devido à forte pluviosidade, o “concelho tem registado bastantes ocorrências”, realçando que uma das situações que gera preocupação prende-se com a zona industrial da Marinha Grande.

 

O responsável acrescentou que os elementos dos serviços municipais de protecção civil estão no terreno, assim como o pessoal ligado ao abastecimento de água, saneamento, jardinagem e limpeza urbana para auxiliar na desobstrução de vias.

 

Cheias em Torres Vedras e Mafra

O rio Sizandro, que atravessa os concelhos de Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, e os seus afluentes transbordaram e provocaram inundações em várias localidades dos concelhos de Mafra e Torres Vedras.

 

Em Torres Vedras, a Estrada Nacional 9 está cortada em ambos os sentidos na saída da cidade de Torres Vedras em direcção a Santa Cruz, na zona do Paúl, disse à agência Lusa o comandante municipal da Protecção Civil, Fernando Barão.

 

O rio galgou as margens e provocou cheias em Bordinheira, Ribeira de Pedrulhos e Ponte Rol. O responsável alertou que, se continuar a chover, vão registar-se inundações na cidade de Torres Vedras, atravessada pelo rio Sizandro.

 

A Protecção Civil revelou, em comunicado, que estão igualmente cortadas a estrada nacional 115-2, junto à Ermegeira e as municipais 554, no acesso para as localidades de Fernandinho e Paúl, 1058 entre a Fonte Grada e o Varatojo, e a rua Fernando Vicente, que liga a zona do Choupal à zona industrial de Arenes.

 

Em Mafra, as inundações condicionam o trânsito na Estrada Nacional 8, na zona do Gradil, Vila Franca do Rosário e Azueira e deixaram submersas e cortadas as estradas de acesso às localidades de Vermoeira, Livramento e Pão Coito, adiantou o comandante da Proteção Civil municipal, Miguel Oliveira.

 

Segundo as mesmas fontes, as inundações não colocam em perigo bens materiais nem pessoas, mas estão a afectar campos agrícolas.

Fonte: Radio Renascença

 

About author

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.