Chuva e vento forte colocam Portugal continental sob aviso amarelo

chuva_vento_mau_tempo_reutersTodos os distritos do continente estão esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva, trovoada e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo entre as 6 horas desta terça-feira e as 3 horas de quarta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O continente vai estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte, que nas terras altas pode atingir os 90 quilómetros/hora, entre as 3 horas de terça-feira e as 6 horas de quarta.

De acordo com o IPMA, a chuva, a ocorrência de trovoadas e o vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo, altura em que deverá registar-se uma melhoria.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para o continente, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, queda de granizo e trovoada, avançando gradualmente de sul para norte e do litoral para o interior.

Fonte: JN

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.