Celorico de Basto: Bombeiros orgulhosos do quartel sede

0

bombeiros[1]_hdrFoi oficialmente inaugurado, após obras de ampliação e requalificação, o quartel sede dos BVC. Uma cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre.

O ponto alto incidiu na entrega de medalhas ao corpo ativo pelo esforço e dedicação à causa defendida.

“Uma obra que resulta da disponibilidade e trabalho com base na parceria entre as diferentes instituições” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva durante o discurso protocolar nas cerimónias de inauguração. No mesmo sentido, o SE Adjunto do Ministro da Administração Interna, salientou que “o Estado tem que ser estrutural na sua intervenção e, em união com a autarquia tem que ter um papel essencial na reabilitação de instalações e equipamentos”.

As cerimónias iniciaram com o hastear das Bandeiras seguindo-se a entrega das medalhas de mérito aos bombeiros da corporação. Um ato que valoriza o esforço e a generosidade de quem veste a camisola dos bombeiros como referiu o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Soares. “Estes Homens receberam hoje uma medalha, e é desta forma que são pagos pelo esforço, dedicação e empenho com que desenvolvem as suas funções. É importante que ninguém se esqueça da importância destes homens para o país, são os “soldados da paz”, os primeiros a intervir e tantas e tantas vezes esquecidos por quem manda. Estes homens precisam de ser mais protegidos e tratados com mais dignidade para poderem executar as suas funções com ainda mais brio,” retorquiu. O presidente da Lig a recordou ainda as fatídicas perdas dos bombeiros no teatro de operações e o acidente sofrido pelo bombeiro, Tiago Carvalho, da corporação os BVC, que “felizmente está a recuperar”.

Após a entrega das medalhas aos bombeiros Voluntários decorreu a bênção do VUCI, Veículo Urbano de Combate a Incêndios, seguindo-se o descerramento da placa inaugurativa e a visita às instalações do Quartel Sede.

A sessão solene de inauguração das obras de ampliação e requalificação do Quartel Sede permitiu medalhar diferentes individualidades que de uma forma ou de outra atuam para benefício da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses com destaque para a Direção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral.

O presidente da AHBVC, Fernando Freitas, mostrou-se satisfeito porque agora os “seus” bombeiros têm um espaço com as devidas condições para os acolher. “Finalmente temos um quartel com condições condignas e satisfatórias para responder às necessidades do nosso corpo de bombeiros, mas para chegarmos aqui foi necessária muita persistência e luta” salientou.

As obras de ampliação e requalificação do quartel sede foram desenvolvidas de forma a tornar o espaço funcional e acolhedor como destacou o comandante dos BVC, António Marinho Gomes. “Temos um espaço funcional e adequado para que o nosso corpo ativo possa responder prontamente às solicitações da população”.

Durante esta cerimónia foi ainda destaque, o almoço convívio e o desfile apeado e motorizado.

(Fonte: Correio do Minho)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).