Castelo Branco: Câmara Municipal oferece duas viaturas aos Bombeiros

0

bombeiros castelo brancoO município de Castelo Branco ofereceu esta manhã duas viaturas à Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo Branco. Luís Correia, Presidente da autarquia albicastrense, entregou as chaves das duas viaturas, sendo elas um VECI (Veículo Especial de Combate a Incêndios) e um VCOT (Veículo de Comando Operacional Táctico).

O VECI apresenta a particularidade de possuir recursos para os sinistros de aeronaves e, segundo explica Rui Esteves, é uma mais-valia não só para Castelo Branco, mas também para a região, já que, a viatura também pode assistir nos incêndios industriais.

“É uma mais-valia para um risco específico, incêndio ou acidente com aeronaves, mas também uma mais-valia para a zona industrial de Castelo Branco porque, para além de ter uma quantidade muito significativa de pó químico seco que pode ser utilizado igualmente na zona histórica, tem também uma grande capacidade de intervenção de espumífero. Portanto é uma mais-valia para o município, para o corpo de bombeiros, mas também para a região”, explicou o comandante distrital operacional do CDOS de Castelo Branco, Rui Esteves.

Luís Correia explicou que o VECI não é uma viatura nova, tendo sido adaptada para as ocorrências com aeronaves.

“Fizemos aqui outra coisa… não comprámos uma viatura nova, adaptámos a viatura, que a corporação de bombeiros já possuía, para estes incêndios ou acidentes. Assim, também poupámos”, referiu, Luís Correia.

Durante a cerimónia que teve lugar na Câmara Municipal de Castelo Branco também foram entregues diplomas aos bombeiros que acabaram o curso de combate a incêndios em aeronaves.

(Fonte: Diário Digital)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).