Cascais acolhe evento europeu de salvamento

0

rescueManobras complexas que envolvem vítimas em estado crítico são algumas das atividades que vão acontecer numa ação europeia de salvamento, desencarceramento e trauma que junta equipas nacionais e estrangeiras.

O “European Rescue Trainning, Challenge and Meeting”, promovido pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e Bombeiros de Parede, com o apoio da World Rescue Organization, decorre no próximo fim de semana em Tires, Cascais.

Das ações consta uma “manobra complexa” com duas vítimas, uma em estado critico e outra controlada; 30 minutos de trabalho em equipa e uma “manobra standard” que envolve uma vítima controlada e 20 minutos de trabalho em equipa. No total estão envolvidas três equipas estrangeiras e sete nacionais, num total de 60 participantes.

O local escolhido para este encontro é o recinto da antiga feira de Tires, na Av. Padre Agostinho da Silva, em São Domingos de Rana, Cascais.

A Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD) é uma organização sem fins lucrativos. Fundada a 12 de Abril de 2012, tem como objetivo desenvolver atividades de formação em salvamento e desencarceramento, organização de workshops, conferências, feiras e eventos similares.

Desde 2013 foram organizados pela ANSD vários eventos, entre os quais: campeonato nacional de salvamento e desencarceramento, Trauma Challenge, Campeonato Nacional de Trauma, encontro formativo de trauma, formação especializada em desencarceramento.

Em 2015 a ANSD será também, em conjunto com a World Rescue Organization, o organizador do World Rescue Challenge que decorrerá em Lisboa, entre os dias 14 a 18 de outubro de 2015, e contará com equipas participantes de todo o mundo.

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.