Campanha da Amb3E desafia bombeiros de todo país a recolher resíduos

0

QUARTEL_ELECTRAOOs bombeiros voluntários vão ter a oportunidade de ganhar uma ambulância, equipamentos de protecção individual ou vales de combustível na iniciativa Quartel Electrão, lançada pela Amb3E-Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.

A campanha desafia as corporações de todo o país a recolher o máximo de Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), para que possam ser correctamente encaminhados e reciclados.

Esta iniciativa tem como objectivo principal incentivar as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) e as comunidades locais a reunir a maior quantidade possível de REEE e RPA, de modo a minorar os seus impactos ambientais e sensibilizar a população para a importância do correcto encaminhamento deste tipo de resíduos. Simultaneamente, é uma forma de ajudar os bombeiros a cumprirem a sua missão de apoio às populações locais.

Para participar basta preencher o formulário de adesão e remetê-lo para a Amb3E até dia 9 de Setembro A corporação que maior peso de resíduos recolher será premiada com uma ambulância de transporte de doentes.

As entidades que recolherem mais RPA e mais lâmpadas receberão equipamento profissional de bombeiros no valor de 2000 euros e 1000 euros, respectivamente. Haverá ainda cinco prémios per capita, constituídos por cartões pré-pagos de combustível no valor de 1000 euros cada. Estes serão atribuídos às corporações que maior peso de REEE recolherem, relativamente ao número de habitantes da sua área de intervenção. Todas as AHBV participantes receberão ainda um prémio monetário por cada tonelada recolhida.

Trata-se da primeira vez que esta iniciativa tem um âmbito nacional. Na primeira edição, quatro AHBV receberam prémios per capita: a AHBV de Pedrógão Grande, a AHBV de Bombarral, a AHBV de Porto de Mós e a AHBV de Figueiró dos Vinhos.

Pedro Nazareth, director geral da Amb3E, afirmou que o Quartel Electrão é uma acção “que se inscreve no compromisso da Amb3E de sensibilizar as pessoas para o tema da reciclagem dos REEE e RPA. É também uma oportunidade da comunidade retribuir aos bombeiros o esforço e o empenho que diariamente colocam na sua actividade junto das populações”.

As corporações nacionais de bombeiros são já uma das entidades parceiras da Amb3E no objectivo de aumentar os pontos de recolha e de incentivar o correcto encaminhamento destes resíduos.

(Fonte: Alvorada)

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).