Câmaras reforçam verba paga a bombeiros do dispositivo de incêndios

0

 

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

As autarquias algarvias e os bombeiros da região celebram hoje, em Faro, um protocolo para a constituição do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2014, que visa reforçar a comparticipação paga pelo Estado aos bombeiros daquele dispositivo.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) adianta que os municípios assumirão um valor diário de 15 euros a 716 Bombeiros, num valor total de 317.760 euros, o que permitirá aos bombeiros da região que integrem o DECIF usufruir de uma compensação correspondente a 60 euros euros por dia e por homem, em vez dos 45 euros pagos pelo Governo.

A AMAL sublinha que a medida pretende combater a dificuldade no recrutamento de bombeiros para o DECIF, uma vez que o Algarve “oferece oportunidades de emprego sazonais no sector turístico com condições remuneratórias mais aliciantes”, razão pela qual foi decidido, em reunião realizada há um mês, reforçar o pagamento àqueles profissionais.

A criação deste dispositivo dedicado exclusivamente aos incêndios florestais justifica-se pelo facto de o aumento sazonal da população algarvia, durante o verão, coincidir com “um aumento exponencial de ocorrências no âmbito da proteção e socorro” e com o período “habitualmente mais fustigado pelos incêndios rurais”, lê-se no comunicado.

O protocolo de colaboração para a constituição do DECIF 2014 na região do Algarve resulta de uma parceria entre as câmaras municipais da região, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA) e as entidades detentoras dos corpos de bombeiros.

Fonte:DN




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.