Câmara de Leiria substitui viatura dos bombeiros destruída nos fogos

0

A Câmara de Leiria anunciou hoje que vai adquirir um novo veículo florestal de combate a incêndios para substituir a viatura dos bombeiros municipais destruída pelo fogo de 15 de outubro de 2017.

Numa nota de imprensa, a autarquia, presidida por Raul Castro, informa que vai “lançar um concurso público para aquisição de um veículo florestal de combate a incêndios e respetivo equipamento para os Bombeiros Municipais de Leiria, para substituição da viatura que ficou totalmente destruída em Carvide, no combate ao incêndio que atingiu o Pinhal de Leiria no dia 15 de outubro de 2017”.

“Estima-se que o investimento não exceda 160 mil euros, valor acrescido de IVA”, refere a mesma nota, adiantando que a câmara vai também apoiar financeiramente as três associações humanitárias do concelho com uma verba de 320 mil euros.

O apoio visa “suportar o trabalho desenvolvido por estas instituições na segurança de pessoas e salvaguarda de bens”, justifica.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria vai ser contemplada com uma verba de 164.510,34 euros, enquanto a corporação da Maceira vai receber 89.181,20 euros e a associação da Ortigosa 66.308,46 euros.

“Estas verbas terão de ser canalizadas para despesas realizadas no âmbito da proteção civil”, acrescenta.

Segundo informação da Câmara de Leiria, na sequência do incêndio de 15 de outubro, foram sinalizadas 13 construções atingidas pelas chamas, 12 verificadas pela Junta de Freguesia do Coimbrão e uma situação sinalizada pela União de Freguesias de Monte Real e Carvide.

“Das situações avaliadas (…), verifica-se que não existem situações de elevada gravidade, os danos foram essencialmente materiais e não existem situações de desalojamento ou de perda habitacional total”, esclareceu na ocasião o município.

(Fonte: Notícias ao Minuto)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).