Câmara de Monchique entrega veículo de combate a incêndios e equipamentos aos bombeiros

0

bombeiros MonchiqueA Câmara Municipal de Monchique entregou no domingo um conjunto de equipamentos individuais e uma nova viatura aos bombeiros voluntários locais, por ocasião do seu 81.º aniversário.

Na cerimónia pública, que decorreu no quartel da corporação monchiquense, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, estiveram várias personalidades locais e regionais.

A oferta de um novo veículo de combate a incêndios florestais e 47 conjuntos de equipamento para uso dos bombeiros desta corporação permite “colmatar algumas dificuldades sentidas e desta forma também aumentar os níveis de prontidão e segurança dos bombeiros”, assinala a autarquia.

Esta aquisição foi efetuada ao abrigo do acordo para fornecimento de veículos de combate a incêndios, no âmbito da candidatura para o «Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve», apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) ao PO Algarve 21.

Esta nova viatura e os equipamentos individuais juntam-se ao veículo de Comando Operacional Tático (VCOT), equipamentos de comunicações, assim como vários equipamentos para a base de apoio distrital, entretanto já entregues.

Na cerimónia, foi ainda homenageado o antigo comandante João Carvalho com a medalha de mérito e honra pelos serviços prestados, atribuída pela Comissão Nacional de Proteção Civil, no mesmo dia em que, em sua substituição, tomou posse como 2.º comandante o até aqui adjunto Rui Lopes.

O presidente da câmara, Rui André, considerou os bombeiros voluntários de Monchique “o verdadeiro braço armado da Proteção Civil Municipal”, considerando “um dever e um justo apoio” aquele que é concedido pela autarquia.

“Mesmo num contexto difícil e desfavorável como tem sido a minha ação à frente do executivo, como é conhecido, coloquei sempre os bombeiros em primeiro lugar e, mesmo assim, reduzindo a dívida pública em mais de 75%, num valor de cerca de 10 milhões de euros, foi reforçado o apoio em mais de 20% aos bombeiros, somando-se cerca de 1,5 milhões de euros nos últimos quatro anos”, adiantou.

(Fonte: Diárionline)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).