Câmara anuncia regalias sociais para bombeiros voluntários

0

(Fonte: Diario Digital)

A Câmara de Chaves anunciou que vai atribuir regalias sociais aos bombeiros, que passam por descontos nas taxas de licenças de construção, tarifa de água, transportes públicos ou equipamentos desportivos e visam incentivar o voluntariado no concelho.

Com esta medida, implementada pela primeira vez neste concelho do distrito de Vila Real, o município liderado pelo social-democrata António Cabeleira quer “reconhecer o trabalho prestado pelos bombeiros” a nível da prevenção ou do socorro às populações.

A autarquia salientou ainda que o objetivo é também “incentivar o voluntariado no concelho”, que possui três corporações de bombeiros, duas em Chaves e uma em Vidago.

A medida foi aprovada em reunião de câmara e vai agora a aprovação pela Assembleia Municipal, que decorrerá a 29 de setembro.

Segundo explicou o município em comunicado, os bombeiros vão passar a beneficiar de uma isenção no pagamento da taxa das licenças de construção, ampliação ou modificação de casa de habitação própria e permanente.

Aos voluntários será aplicada a tarifa social de consumo de água, será atribuído um passe mensal gratuito, por agregado familiar, nos transportes urbanos e terão ainda direito a algumas reduções nas Termas de Chaves.

A câmara vai dar cinco bolsas de estudo, no valor de 50 euros por mês, a filhos de bombeiros, falecidos em serviço ou com doença contraída no desempenho de funções.

Os voluntários terão ainda apoio inicial para o encaminhamento jurídico em processos motivados por factos ocorridos no exercício das suas funções, beneficiarão de acesso gratuito às iniciativas desportivas e culturais da autarquia e poderão utilizar gratuitamente os equipamentos desportivos da autarquia, como a piscina e o pavilhão desportivo.

A câmara quer ainda atribuir distinções honoríficas de coragem e abnegação, de serviços distintos e de dedicação pública, sob proposta dos comandantes das corporações de bombeiros e compreendendo, cada uma, os graus ouro, prata e cobre.

Segundo a autarquia, estas regalias sociais serão aplicadas aos elementos dos corpos de bombeiros do município, que tenham mais de 16 anos, possuam categoria igual ou superior a cadete, integrem os quadros homologados pelo Serviço Nacional de Bombeiros e tenham mais de dois anos de atividade no quadro.

Fonte: Noticias ao minuto




Sobre quem enviou a noticia

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.