Calor chega em força: Temperaturas vão passar dos 40ºC

0

Agosto não vem sozinho: traz o calor há muito desejado. Algumas regiões do território continental vão registar, durante a semana, temperaturas máximas de 44 graus celsius.

Demorou, mas parece que o verão está mesmo aí à porta. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), agosto não vem só, vai trazer uma onda de calor (calor a sério). De tal forma que os termómetros vão ultrapassar os 40 graus celsius em algumas regiões do país, durante a próxima semana.

Em comunicado, o IPMA sublinha que “nos próximos dias o estado do tempo não deverá sofrer alterações significativas, com nebulosidade durante a madrugada e manhã, a persistir em especial no litoral das regiões Norte e Centro e com o vento a aumentar de intensidade durante a tarde, em especial no litoral e nas terras altas”.

A partir de segunda-feira, apesar de ainda se prever alguma nebulosidade matinal, há tendência para uma pequena subida da temperatura, que se acentua a partir de quarta-feira, dia 1 de agosto.

Assim, para o final da próxima semana, prevê o IPMA que os valores da temperatura máxima estejam “acima dos valores normais para a época”, genericamente acima de 35°C, com exceção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem de 30°C, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão atingir valores entre 40° e 44°C. Os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20°C na generalidade do território, de acordo com a previsão meteorológica.

O IPMA prevê que Lisboa atinja máximas, na próxima semana, a variar entre os 27ºC, na segunda-feira, e os 38ºC, na quinta-feira, sendo que o céu apresentar-se-á praticamente limpo.

Rumando a Sul, para o distrito de Faro, está prevista uma temperatura máxima que rondará os 32ºC durante toda a semana, atingindo os 35 ºC no sábado, sempre com o sol a dar tudo. Na região do Alentejo, Beja vai chegar aos 42ºC de temperatura máxima, na quinta-feira, dia em que em Évora os termómetros vão registar, previsivelmente, 44ºC.

No resto do território continental, o cenário será idêntico, Castelo Branco vai registar máximas entre os 32ºC e os 43ºC, assim como Santarém (entre os 30ºC e os 43ºC). No distrito da Guarda, os termómetros vão chegar aos 36ºC, na sexta-feira.

Bem mais fresco, ou menos escaldante, o distrito do Porto vai registar temperaturas máximas que vão dos 24 graus, na segunda-feira, aos 33 graus, na quinta-feira.

Noticias ao Minuto




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.