Cada vez mais mulheres nos corpos de bombeiros portugueses

0

mulher bombeiroAs mulheres bombeiro reuniram-se num encontro nacional, na Póvoa do Lanhoso.

No 4º Encontro Nacional de Mulheres Bombeiro, na Póvoa do Lanhoso, estiveram duas centenas de mulheres. Oriundas de todo o país e, pela primeira vez, também dos Açores, as mulheres representam 20% do corpo ativo dos bombeiros.

“Há uma certa confusão quanto ao número de bombeiros existentes em Portugal, mas, pela experiência que temos e pelo que vemos, em cada 100 homens, há 20 mulheres”, disse a mulher bombeiro, Adosinda Pereira ao Jornal de Notícias.

O convívio serve também para motivar mais mulheres para as associações de bombeiros. “Faço tudo o que os meus colegas fazem e não sou, de maneira nenhuma, posta de parte por ser mulher num meio maioritariamente masculino”, revela Anabela Dias, membro de uma Equipa de Intervenção Permanente.

O encontro nacional serviu ainda para trocar experiências, discutir, informalmente, novas formações e sobretudo para conviver.

(Fonte: Notícias ao Minuto)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).