“Braga está hoje mais segura”

0

1472840_693655940654112_1831040683_n“Braga está hoje mais segura”, a garantia foi dada ontem pelo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga (BVB), António Machado, e pelo comandante da corporação, António Cerqueira, no âmbito da cerimónia de bênção da nova viatura dos BVB, uma VUCI (Viatura Urbana de Combate a Incêndios).

“Com esta viatura Braga está mais segura. Temos um bom corpo de bombeiros disponível para socorrer os bracarenses e estamos dispostos a fazer tudo para o bem da população”, garantiu António Machado. Uma certeza que é partilhada pelo comandante António Cerqueira, segundo o qual esta é a “melhor viatura que o concelho de Braga tem”. Este foi assim “um passo importantíssimo”, e, segundo António Cerqueira, poderá ser o primeiro de muitos, já que os BVB necessitam de muitas outras coisas, “além de fardas e equipamentos, Braga precisa de renovar a sua frota, precisamos e carros para incêndios florestais, de um VLCI – Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios e de mais ambulâncias”, acrescentou o comandante.

Por sua vez, o presidente da associação referiu a necessidade dos BVB terem um novo quartel, um projecto que exige um grande investimento, mas para o qual há esperança. Segundo António Machado, o facto da câmara ter contribuído para a aquisição desta nova viatura é um si nal positivo, e por isso “esperamos que o novo executivo camarário esteja ao nosso lado”.

Recorde-se que o financiamento desta VUCI foi conseguido através do POVT- Programa Operacional da Valorização do Território, tendo havido ainda um investimento da associação e um subsídio de 20 mil euros por parte da Câmara Municipal de Braga.

Também por isso, Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga, foi escolhido para ser o padrinho desta nova viatura. No dia de ontem, Rio, que não faltou à cerimónia, sublinhou que a VUCI apresenta-se como “mais um meio de resposta às necessidades do concelho. Por isso, não é uma viatura para os bombeiros, mas para toda a cidade”.

Ricardo Rio referiu ainda que “a principal prioridade são os Bombeiros Municipais, e é para aí que vamos canalizar o grosso do nosso investimento, é ai que temos muitas lacunas para suprir, mas independentemente disso acreditamos que é importante reforçar esta articulação com os Bombeiros Voluntários”.

O autarca lembrou ainda que é importante “reforçar a capacidade de interligação entre as duas corporações”, e que está disponível para “reforçar a colaboração institucional”.

Recorde-se que o subsídio atribuído pela câmara para a aquisição desta nova viatura é o primeiro que surge em 21 anos.

 

(Fonte: Correio do Minho)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).