Bombeiros Voluntários de Fátima ajudam Jéssica a nascer

0
(Foto: O Mirante)

(Foto: O Mirante)

Cláudia Vieira, Rui Costa Pereira e Salomé Frazão, três elementos dos Bombeiros Voluntários de Fátima que estavam de piquete na madrugada de segunda-feira, 4 de Agosto, viveram uma adrenalina que jamais irão esquecer para o resto das suas vidas: ajudaram uma menina, de seu nome Jéssica, a vir ao mundo.

Mãe e filha estão bem. O parto aconteceu numa ambulância do INEM, no nó de Fátima, junto à saída para a A1, a caminho do Hospital de Santo André de Leiria que se situa a apenas 15 minutos de distância.

Mas Jéssica não quis esperar e ofereceu uma experiência inesquecível a estes bombeiros: o seu primeiro parto dentro de uma ambulância.

Quando a chamada caiu na central do quartel estes três bombeiros pensavam que era apenas mais um serviço, entre tantos que já realizaram. A mãe, de Ourém, estava com contracções de dez em dez minutos.

“Quando chegámos ao local ela estava em trabalho de parto. Verificamos os seus sinais vitais e preparámos a deslocação até ao hospital. Um ou dois quilómetros antes de entrarmos na auto estrada rebentaram as àguas. Tinha chegado o momento e pedi à Salomé que encostasse onde pudesse”, recorda Rui Costa Pereira que, juntamente com Cláudia Vieira, nunca mais largaram a mãe até terem Jéssica nos braços. Eram 05h40 da manhã.

(Fonte: O Mirante)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).