Bombeiros voluntários de Azeméis estão de luto nas redes sociais em protesto contra o anúncio da saída do comandante da corporação

0

Dezenas de elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis colocaram o seu perfil nas redes sociais a negro em protesto contra a já anunciada saída do comandante António Justino no final deste mês de outubro.

A notícia sobre a saída do comandante António Justino dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis no final deste mês de outubro avançado pelo Azeméis.Net na última quinta-feira, dia 14, gerou surpresa e mal-estar dentro da corporação. Esta saída vinha a ser falada nos últimos dois meses, há duas semanas que a decisão estava tomada, na terça-feira, dia 12, António Justino entregou a sua carta de exoneração do cargo à direção dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, e na sexta-feira comunicou oficialmente à corporação a sua saída no final do mês, e explicou as razões que levaram à sua decisão, revela fonte conhecedora de todo o processo ao Azeméis.Net.

Um dia depois, no sábado, 16, dezenas de bombeiros usaram as redes sociais para protestar contra a saída do comandante António Justino. Colocaram os seus perfis a negro, como assumir o luto. “Estamos de luto pela saída do comandante. Não concordamos com esta saída. Esta foi a forma que encontramos de demonstrar o nosso sentimento, e mostrar que nem tudo está bem na corporação. Neste momento estamos a estudar se há forma de inviabilizar esta decisão, ou fazer com o comandante reconsidere a decisão”, explica ao Azeméis.Net uma fonte da corporação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.

Filipe Rodrigues é um dos elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis que está em protesto, e que vinca a sua posição. “Esta notícia é lamentável, é fácil apontar o dedo sempre para o Comandante, seja onde for. Por muitas vozes que se ouçam, este Senhor é um Comandante.! Em pouco e com pouco muito fez e mais faria com certeza, penso que deveria se ir mais fundo e verificar determinados detalhes, ninguém é melhor que ninguém, mas muitos sabes dar ordens. Poucos sabem liderar. Força Comandante António Justino, Obrigado pela sua confiança e palavras”, escreveu na caixa de comentários do link da notícia publicado na página de Facebook do Azeméis.Net.

A razão para a saída do comandante António Justino

Tal como revelamos aqui a saída de António Justino do comando dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis prende-se com o seu regresso à Força Especial Bombeiros, na Guarda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Este seu regresso aconteceu durante o último mês de agosto, altura que entrou logo em atividade.

O que não se sabia até aqui, e que foi revelado na última sexta-feira na reunião entre o comandante e a corporação, é que António Justino fez uma exposição à direção a solicitar a acumulação de cargos por considerar que seria possível continuar a exercer o comando da corporação com o seu papel na Força Especial de Bombeiros.

“Essa mesma exposição foi recusada pela direção. Eles argumentaram que querem um comandante a tempo inteiro. E mesmo o comandante mostrando que seria possível continuar a desempenhar da melhor forma o seu trabalho, a direção não aceitou, e assim o comandante não teve outra hipótese senão a de apresentar a sua carta de exoneração”, explica ao Azeméis.Net fonte conhecedora do processo.

“E tanto é verdade que é possível que ele até ao dia 31 de outubro continuará a ser comandante da corporação acumulando com a sua função na Força Especial de Bombeiros na Guarda uma vez que já se encontra a trabalhar”, conclui a mesma fonte.

Fonte: Azeméis.Net

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt