Bombeiros Voluntários de Alcanede organizam formação na área de resgates em grutas

0

grande anguloTerminou no dia 29 de novembro, um bloco de formação nas áreas de resgate em gruta e resgate com recurso a técnicas de grande ângulo. estas formações, com um tempo superior a 100 horas, foram organizadas pelos Bombeiros Voluntários de Alcanede, em colaboração com a Serra do Saber – Centro de Estudos e Formação Profissional Lda., com a Finiform, Consultoria e Formação Profissional, Lda. e com o Núcleo de Espeleologia de Alcobaça, tendo participado elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, Rio Maior, Minde, Salvaterra de Magos e Porto de Mós, e Municipais de Santarém e Alcanena.

Segunjdo o comando dos BV Alcanede, “com as novas qualificações os elementos agora formados estão prontos a intervir em situações de resgate de pessoas ou animais que se encontrem em locais de difícil acesso ou a fazer chegar a estes os cuidados de socorro necessários à sua estabilização, remoção e posterior transporte à unidade hospitalar, se for o caso”.

“Foi possível realizar estas formações, reconhecidas pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Qualificações de Trabalho, graças às parcerias estabelecidas e pela disponibilidade de elementos da equipa de resgate dos Bombeiros de Alcanede e de um elemento que foi bombeiro em Alcanede e agora exerce funções profissionais no Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa”, realça a nota dos Bombeiros de Alcanede.

“Com o objetivo superado, esta formação decorreu sem acidentes tendo-se estabelecido um ambiente de troca de conhecimentos e interajuda a fim de conseguir através do trabalho em equipa alcançar um nível de excelência na qualidade de socorro prestado à população”, conclui o comando dos .

O Ribatejo

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.