Bombeiros Voluntários da Amadora lançam crowdfunding para compra de veículo

0

amadoraBombeiros apelam à população para comprar equipamento de combate a incêndios.

“Somos todos bombeiros – É a nossa vez de ajudar” é o nome da campanha lançada pelos Bombeiros Voluntários da Amadora (BVA), no ano em que assinalam 110 anos de existência. A iniciativa, que conta com o apoio da autarquia, da Siemens e da TV Amadora, pretende reunir apoios para a compra de um veículo de combate a incêndio através da plataforma de angariação de fundos crowfunding.

A campanha de crowdfunding é uma forma de recolha de fundos online e que, neste caso, tem como objectivo angariar cerca de 100 mil euros, ou seja, 40% do valor necessário para a compra de um veículo, uma vez que os existentes têm mais de duas dezenas de anos. O único com características para o combate a incêndios industriais tem 23 anos e encontra-se degradado e sem condições para ser recuperado.

“Os bombeiros apagam todo o tipo de fogos. São heróis da comunidade à qual pertencem. Portugal precisa dos bombeiros e os bombeiros da Amadora precisam de si para comprarem um veículo de combate a incêndios”, pode ler-se no site oficial da iniciativa.

A contribuição para a campanha, que estará a correr durante um ano consoante se consiga ou não o valor necessário, pode ser feita através de transferência bancária ou de via sistema PayPal, a partir de um euro.

A iniciativa conta já com vários parceiros, entre eles a Câmara da Amadora, que cede um espaço de rede de mupis do concelho, e a TV Amadora, com a criação de um “filme viral motivacional, inspirador e emotivo” que pretende transmitir a importância desta causa.

Os BVA, nascidos em 1905, são os únicos no concelho e prestam auxílio a mais de 200.000 habitantes. As estimativas anuais apontam para mais de 16 mil ocorrências – tanto incêndios urbanos, rurais e industriais como acidentes – e ultrapassam quase as 13 mil emergências pré-hospitalares.

“Este projecto representa o nosso desejo de ir para o terreno e inovar na forma como conseguimos os apoios necessários para continuarmos a desempenhar um papel que, acreditamos ser fundamental para as sociedades”, diz o comandante dos bombeiros, Mário Conde, citado em comunicado.

(fonte:publico.pt)




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.