Bombeiros vão ter cartão social

0

bombeiros_formaturaA certeza foi deixada pela ministra da Administração Interna. A implementação do cartão prevê benefícios para os voluntários das corporações.

O cartão social de bombeiro chega em 2017. A garantia foi deixada pela ministra da Administração Interna que, em Sabrosa, durante as comemorações dos 125 anos da corporação local, avança com a implementação do cartão que prevê benefícios para os voluntários das corporações de bombeiros.

Há muito que a Liga dos Bombeiros Portugueses pede um cartão social para os soldados da paz.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, garante que é desta e aponta 2017 como o ano para a implementação do cartão social.

“Neste momento estamos em negociação não só com a Liga dos Bombeiros como com a Associação de Municípios porque é um cartão que vai congregar uma serie de benefícios sociais também a nível municipal, portanto, ainda não tenho uma data certa mas 2017 será com certeza”, disse.

É a resposta de Constança Urbano e Sousa ao pedido do presidente da Liga, Jaime Marta Soares que lamenta o ritmo “a passo de caracol” das negociações. “Estas coisas em Portugal em relação aos bombeiros é como o caracol, devagar devagarinho e marcha atrás”, crítica o responsável pela Liga que espera que a disponibilidade do Governo passe “para o papel e para aprovação” efectiva.

A reposição da bonificação do tempo de serviço para a contagem da reforma está entre os benefícios que vão integrar o cartão social do bombeiro que a Liga quer que sirva de incentivo e de compensação a quem faz voluntariado nos “soldados da paz”.

RR

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.