Bombeiros suíços durante o treinamento

Incêndios instantâneos ou generalizados: essas são algumas das ameaças a serem enfrentadas pelos bombeiros no novo centro de formação e treino em Andelfingen. Após cinco anos de reforma, o Departamento de Protecção Civil do cantão de Zurique inaugurou a nova estrutura em Setembro de 2015.

Construído em 1972 para a protecção civil e aérea do Exército suíço, o prédio foi reformado para atender aos novos padrões e necessidades dos bombeiros.Durante a inauguração, representantes da polícia, bombeiros, protecção civil, do Exército e serviços médicos podem treinar uma série de diferentes cenários e adquirir experiência, até mesmo em terremotos ou incêndios industriais.
O centro dispõe de prédios especialmente construídos para mostrar como reagir frente à fumaça e escuridão, assim como um “contêiner de fogo generalizado” à 850 graus centígrados. No exterior, bombeiros podem treinar também o resgate com uma escada aérea.

A reforma custou 21 milhões de francos. O centro também pode ser utilizado pelos cantões vizinhos a Zurique. Um segundo centro se encontra nas proximidades de Genebra.

(Foto: Dominic Büttner. Texto: Jeannie Wurz/swissinfo.ch)

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 22 anos à área de consultadoria em seguros. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, teve passagem pela Direção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.