No dia em que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) perfaz 40 anos de existência, a Liga dos Bombeiros Portugueses saúda a efeméride, mas lembra também a entidade que lhe deu origem há 50 anos, o Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA).
São duas entidades que se sucederam e que tiveram, desde sempre, os bombeiros como os principais parceiros. Como no passado, hoje em Portugal os bombeiros são responsáveis por 90/95 por cento do socorro pré-hospitalar a solicitação dos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do INEM.
Trata-se de uma parceria antiga, mas atual, porquanto, em função da evolução que foi ocorrendo nas competências e conhecimentos acerca da prestação do socorro pré-hospitalar os bombeiros estiveram sempre e continuam a estar na primeira linha dessa formação e treino.
Aliás, a LBP aproveita o ensejo da passagem da efeméride para reiterar a determinação em concluir a brevíssimo trecho o acordo com o INEM. Trata-se de documento através do qual os bombeiros exigem ser ressarcidos dos custos reais do serviço que prestam, e do qual se orgulham, e que a LBP tem teimado em concluir.
Passado meio século da colaboração dos bombeiros, primeiro, com o SNA, e segundo, com o INEM, a LBP saúda todos os dirigentes e colaboradores de ambos recordando, em especial, a figura do cardiologista Rocha da Silva, primeiro presidente do SNA e grande incentivador da participação dos bombeiros no sistema.
Lisboa, 3 de Agosto de 2021
O Presidente
Jaime Marta Soares
Comandante