Bombeiros são figuras do ano para arcebispo de Braga

0

jorge_ortiga_dsc_5820Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, elege os «Bombeiros Voluntários» como a «grande figura» de 2013. «No verão passado o país ficou sensibilizado com a notícia da morte de oito bombeiros portugueses. É de louvar a coragem destes homens e mulheres que, a título voluntário, produzem gestos heroicos e silenciosos na defesa das pessoas e do seu património», refere Jorge Ortiga, numa mensagem de ano novo.

O responsável pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana afirma estar impressionado pelo lema das corporações de bombeiros, «Vida por vida»: «creio que este lema é a tradução perfeita do amor interior que eles têm a uma causa tão nobre como esta, e que nem sempre é valorizada e respeitada por todos nós».

No mesmo documento, o prelado deseja «um bom ano» para todos os fiéis. «Encaminho um obrigado sincero a todos os bombeiros voluntários pela sua coragem, dedicação e responsabilidade. E tal como eles, sejamos nós também ‘soldados da paz’ e construtores de fraternidade», pede o arcebispo na mesma mensagem.

(Fonte: Fátima Missionária)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).