Bombeiros recebem telefonemas de idosos confusos sobre legionella

0

idosoOs bombeiros de Vialonga estão a receber muitos telefonemas de pessoas confusas em relação ao surto de legionella que atingiu esta freguesia de Vila Franca de Xira, juntamente com a do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria.

A maior parte das chamadas são de idosos, alarmados, que pedem ajuda para perceber o que devem, ou não, fazer para se proteger da bactéria.

Desde quinta-feira, estes bombeiros já transportaram 29 pessoas com sintomas de infecção por legionella para o hospital. Nos dias anteriores também já tinham sido chamados para levar doentes que revelavam sintomas da doença, mas em menor número. E há também quem vá para o hospital pelos seus próprios meios.

Aos bombeiros de Vialonga chega hoje o corpo da primeira vítima mortal deste surto da doença. Fernando Azeitona, bombeiro voluntário na reserva desta corporação, de 59 anos, morreu no sábado.

O homem, grande fumador e que sofria de doença pulmonar obstrutiva crónica, era motorista de pesados, tendo-se despedido para ir trabalhar como efectivo nos bombeiros de Vialonga.

O seu corpo estará hoje em câmara ardente no quartel dos Voluntários, indo amanhã a enterrar no talhão dos bombeiros do cemitério de Vialonga.

O que é a Legionella? O que precisa de saber sobre o surto que deixou Portugal em alerta, aqui

 

(Fonte: Sol)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).