Bombeiros.pt ofereceu 5 novos capacetes aos bombeiros de Castanheira de Pêra

0

Após a tragédia que assolou a região de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande, o Portal Bombeiros.pt decidiu oferecer à corporação dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra 5 (cinco) novos capacetes de combate a incêndios florestais.

A equipa do Portal Bombeiros.pt foi recebida hoje em Castanheira de Pêra pelo presidente da instituição, Baltazar Lopes, e pelo Adjunto de Comando, Sertório Costa, tendo aproveitado a ocasião para entregar em mão 5 novos capacetes florestais que reforçarão a segurança dos operacionais.

Salientou Sérgio Cipriano que “esta oferta, ainda que simbólica, constitui o apoio possível por parte da nossa instituição a esta corporação que atravessa um período menos agradável”.

O Portal sabe que nos Bombeiros Portugueses ainda existe muita falta de Equipamento de Protecção Individual, equipamento esse que tarda muitas vezes em chegar e não é reposto na quantidade necessária após as duras épocas de combate a incêndios.

O presidente da instituição, Baltazar Lopes, agradeceu a oferta do Portal e aproveitou para revelar que, desde Junho, a instituição já recebeu “cerca de 70 mil euros em donativos” que serão utilizados em prol dos bombeiros da corporação”.

Fazendo uma análise à instituição que preside, Baltazar Lopes refere que o concelho onde esta corporação está inserida “está em reabilitação financeira”, havendo dificuldade em apoiar os bombeiros com “tudo o que deveriam ter”. Apesar das dificuldades, “o quartel que tinha bastantes carências, já foi recuperado com a criação de novas valências”, o parque de viaturas tem sido renovado (“em breve serão adquiridas três novas viaturas – um VTTF, um VLCI e um VFCI – com o apoio do programa operacional Portugal 2020”) e serão reforçados os equipamentos de comunicações e de Protecção Civil.

Visivelmente emocionado com o gesto do Portal Bombeiros.pt, o presidente dos Bombeiros de Castanheira de Pêra observou que a entrega destes 5 (cinco) capacetes “parece simbolizar os 5 bombeiros desta instituição que ficaram feridos [o bombeiro Gonçalo Conceição acabou por vir a falecer] durante o incêndio de Junho”.

Na conversa que o Portal Bombeiros.pt teve com o presidente da associação, ficou claro que os bombeiros portugueses precisam de ser ajudados, mas também precisam de ver valorizado o papel que desempenham ao nível da Protecção Civil.

A equipa do Portal sai de Castanheira de Pêra satisfeito pela acção que empreendeu e com a certeza de que esta corporação está firme na defesa da sua comunidade.

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe.
É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.