Bombeiros.pt lançam hoje plataforma documental de apoio aos bombeiros

0

Untitled-1

VISITE A PLATAFORMA NO SEGUINTE ENDEREÇO: www.bombeiros.pt/arquivo

Hoje, o Portal BOMBEIROS.PT disponibiliza o primeiro arquivo de documentos na Internet como estrutura de apoio às necessidades dos bombeiros voluntários, para que estes homens e mulheres possam responder às exigências das comunidades com rigor e tecnicismo e assentes em valores e princípios, como o altruísmo, a solidariedade, entre outros, que o próprio voluntariado nos bombeiros proporciona. Este é um projeto que se apresenta sem qualquer fim lucrativo.

Do arquivo fazem parte trabalhos académicos, documentos sobre saúde e doenças, manuais e cadernos técnicos, normas operacionais, fichas técnicas, guias estratégicos, legislação, planos de emergência, relatórios, revistas técnicas e científicas, apresentações e protocolos.

Para reunir o maior número de informação e mais atualizada, conta com a colaboração de todos os utilizadores, que pretendam enviar qualquer documento, que pela sua natureza se enquadre nos objetivos das atividades dos bombeiros, e partilhá-lo com outros bombeiros.

A equipa do portal fundamenta para que estes documentos não contrariem qualquer regra, norma, regulamento ou serviço de origem, mantendo a maior transparência na informação e respeito pelos autores originais dos documentos.

Por isso, qualquer situação anómala que possa ser evidenciada neste processo será sempre corrigida de imediato.

Para os autores dos documentos, esta é também uma oportunidade única de exibição dos trabalhos, de forma rápida e fácil, como prática fundamental à qualidade do socorro.

O Portal BOMBEIROS.PT patenteia-se com um papel importante na sensibilização e informação na comunidade dos bombeiros. Disponibilizar informação de forma constante é uma forma de valorizar os recursos humanos e rentabilizar os meios materiais e por consequência a melhor forma de ajudar a vítima de acidente ou doença súbita.

Este é mais um contributo que o Portal pretende dar aos homens e mulheres que escolheram o voluntariado para apoiar os seus semelhantes. Todavia haverá sempre um défice de gratidão.

 

A equipa de trabalho do portal

BOMBEIROS.PT




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.