Bombeiros Profissionais querem uniformização de carreiras na Madeira

Madeira mapaO presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) afirmou hoje que, após a alteração política nas autárquicas na Madeira, vai pedir reuniões com autarcas e partidos para resolver o problema da uniformização da carreira dos efetivos neste arquipélago.

“Viemos reunir com bombeiros e preparar as reuniões que vamos solicitar aos presidentes de câmaras eleitos, a todos os grupos parlamentares com assento na Assembleia Regional (…), no sentido de podermos apresentar as reivindicações que estamos a discutir com o Governo da República, a uniformização da carreira dos bombeiros profissionais”, disse à Lusa Fernando Curto após um encontro com deputados do PS/Madeira.

O responsável explicou que uma das mais importantes reivindicações destes profissionais é a organização da carreira, “deixando de haver bombeiros municipais, passando a ter uma única [carreira] como profissionais sapadores”.

Segundo Fernando Curto, esta situação deve ser “alterada rapidamente porque os bombeiros profissionais da Madeira estão a ser prejudicados em relação aos do continente”.

O presidente da ANBP salientou que a resolução deste problema depende da assembleia e governo regionais da Madeira, pelo que as propostas e reivindicações serão apresentadas aos partidos, para “depois haver repercussão para as câmaras municipais”.

Na opinião deste responsável, a uniformização da carreira dos bombeiros traria “mais-valias em termos de organização, do próprio financiamento das câmaras e toda uma organização nacional que se deseja igual para todos os profissionais”.

Fonte: www.dnoticias.pt

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.