Bombeiros preparam manifestação nacional – Operação Carreira

0

A Operação por uma Carreira é um movimento de Bombeiros(as) que no próximo dia 3 de fevereiro de 2024, sábado, a partir das 16 horas, se irão concentrar numa vigília junto ao Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio em Lisboa.

Este movimento nasceu nas redes sociais e esta Operação é de paz, com o objetivo único de alertar os decisores políticos para uma velha injustiça que é feita aos Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias, motivado pela total ausência de uma carreira, de contratação coletiva, de salários dignos e de critérios de igualdade para com as demais forças de agentes de proteção civil, algo que entendemos que é devido aos Bombeiros(as) há décadas. As associações precisam de soluções financeiras e de legislação por parte do Estado para garantir que é feita justiça a estes profissionais.

Assim, nesta vigília, cada um de nós, com ou sem vínculo de profissional, sem fardas e com recurso a uma lanterna, iremos iluminar o Ministério da Administração Interna neste fim de tarde, com o único objetivo de ajudar os decisores políticos a encontrar um caminho de resolução esta problemática. O que pretendemos é que todos os partidos políticos e todas as associações representativas do setor se unam para que, de uma vez por todas, haja igualdade de carreira, de salários e de oportunidades neste setor.

Porque para a mesma profissão, para as mesmas funções e para igual risco terá de haver um só salário justo e digno. Precisamos urgentemente de uma perspetiva de carreira, que permita fixar quem escolheu a profissão de Bombeiro(a) para o seu futuro e não de soluções paliativas ad hoc.

É importante que fique claro que as pessoas que escolheram encabeçar este movimento não fazem esta ação em nome de nenhuma instituição, seja ela representativa ou política, estamos apenas motivados em dar voz à velha revolta e incompreensão dos nossos Homens e Mulheres, que escolheram ser Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias e que querem uma solução definitiva para desta problemática.

Contamos contigo, com as tuas partilhas, com a tua capacidade mobilizadora, com a tua rede de contatos para que neste dia 3 de fevereiro de 2024 se comece uma página de história em nome da Justiça e da Igualdade para com os Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias.

Para saberes mais informações sobre este movimento junta-te ao grupo na aplicação telegram através do link: https://t.me/+lMoPrYjU01ozYTJk

Os signatários:

Comandante Ricardo Correia

Comandante Rui Oliveira

Comandante Tiago Santos

Comandante Nelson Viana

Comandante Armando Baptista

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt