Bombeiros homenageados em Lisboa

0

Bombeiros GuardaCerca de uma centena de pessoas prestaram uma homenagem, em Lisboa, aos bombeiros voluntários e aos que morreram a combater as chamas nos incêndios florestais.

Organizada por um grupo de cidadãos civis, na marcha participaram bombeiros da Amora, Pontinha, Carnaxide, Carcavelos, Viana do Castelo, Vidigueira e Fronteira.

A marcha, que contou também com a presença das fanfarras dos bombeiros da Amora e da Pontinha, decorreu entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República.

Vitor Neves, um dos organizadores da iniciativa, disse à Lusa que foi decidido fazer uma homenagem aos bombeiros em agosto, quando o país estava a ser devastado pelas chamas, e que provocou a morte a oito bombeiros.

“É uma homenagem merecida. Nunca ninguém tinha feito uma iniciativa idêntica”, afirmou, adiantando que o trabalho dos bombeiros voluntários “não é reconhecido pelo Governo”.

A organização lamentou a fraca a adesão, considerando que os bombeiros apenas são falados na altura dos incêndios.

Também presente na iniciativa, o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse à Lusa que esta é uma “homenagem mais do que merecida”, mas lamentou que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) não estivesse presente.

“Esta iniciativa devia ser apoiada pela LBP, que devia estar presente, uma vez que é a organização que assume publicamente que defende os interesses dos bombeiros”, afirmou Fernando Curto.

A organização explicou que a LBP, que hoje tem o seu conselho nacional reunido em Campo Maior, “apoia e saúda a iniciativa”, mas “só está presente em iniciativas que organiza”, tendo sido essa a justificação para não participar na iniciativa.

FONTE: RR

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.