Bombeiros Famalicenses lamentam “falta de diálogo e lealdade institucional”

0

Os Bombeiros Famalicenses lamentam a “falta de diálogo e de lealdade institucional” quanto à decisão de instalação de uma Base de Apoio Logístico regional na freguesia de Bairro.

A direção da corporação aprovou um voto de censura pela forma como o processo se desenrolou e foi orientado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Câmara Municipal de Famalicão.

“A legitimidade na decisão não justifica o atropelo dos princípios fundamentais de convivência, mesmo que institucional”, acrescenta a corporação em comunicado. “Lamentamos que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses tenha sido a última a saber das intenções da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da recetividade e disponibilidade da Câmara Municipal em Deslocalizar esta valência”, acrescentam os Famalicenses, que dizem que a decisão lhes foi transmitida no passado dia 2.

Segundo o documento, a base de apoio logístico dos Bombeiros Famalicenses, “ao serviço há várias décadas, sempre foi uma valência distrital mas que serviu o norte do país, sempre que necessário”.

No mesmo comunicado, a corporação de bombeiros diz que “ficam prejudicados todos os investimentos feitos por este corpo de bombeiros, designadamente no ano de 2020 em que muito se investiu dada a pandemia em curso”.

Por outro lado, notam que fica “comprometida a viabilidade económica do equipamento previsto para Outiz que foi atempadamente aprovado pela Câmara Municipal e recebeu pareceres e elogios favoráveis de ministros, três secretários de estado, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Escola Nacional de Bombeiros, Liga dos Bombeiros Portugueses e Federação dos Bombeiros do distrito de Braga”.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt