Ministra da Saúde esteve reunida esta segunda-feira de manhã com a Task-Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19
A Ministra da Saúde, Marta Temido, esteve reunida esta segunda-feira de manhã com a Task-Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, numa reunião por videoconferência presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.
Portugal recebeu esta segunda-feira novas doses da companhia BioNTech/Pfizer 99450 doses. O País 411.600 mil doses recebidas até à data e realizou já 255.700 inoculações até às 19h00 deste domingo.
Até ao final do mês deverão estar vacinados cerca de 100 mil profissionais de saúde e a vacinação nas estruturas residenciais como como lares de idosos deverá ser igualmente concluída.
A vacinação vai arrancar já na próxima semana em outros serviços essenciais como bombeiros e profissionais de força de segurança.
O Ministério da Saúde prevê ainda esta semana uma atualização das pessoas a vacinar, nomeadamente pessoas com mais de 80 anos, mesmo que não pertençam aos grupos anteriormente vacinados.
Na próxima semana a vacinação prossegue para os grupos com mais de 50 anos
Marta Temido esclareceu algumas das dúvidas colocadas os 21 dias exigidos entre a toma das doses das vacinas, sublinhando que trata-se de uma característica do medicamento.
“Há países que estão a fazer intervalos superiores aos 21 dias mas Portugal continua a fazer os 21 dias de intervalo entre as tomas. Aquilo que fizemos foi um pedido de avaliação à Agência Europeia do Medicamento para avaliação deste tema, ainda não há resposta sobre se Portugal vai continuar a administração ao 21º dia”, explicou a ministra da saúde.
Em atualização
Fonte: Correio da Manha