Bombeiros e forças de segurança começam a ser vacinados contra a Covid-19 na próxima semana, afirma Marta Temido

0

Ministra da Saúde esteve reunida esta segunda-feira de manhã com a Task-Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19

A Ministra da Saúde, Marta Temido, esteve reunida esta segunda-feira de manhã com a Task-Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, numa reunião por videoconferência presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

Portugal recebeu esta segunda-feira novas doses da companhia BioNTech/Pfizer 99450 doses. O País 411.600 mil doses recebidas até à data e realizou já 255.700 inoculações até às 19h00 deste domingo.

Até ao final do mês deverão estar vacinados cerca de 100 mil profissionais de saúde e a vacinação nas estruturas residenciais como como lares de idosos deverá ser igualmente concluída.

A vacinação vai arrancar já na próxima semana em outros serviços essenciais como bombeiros e profissionais de força de segurança.

O Ministério da Saúde prevê ainda esta semana uma atualização das pessoas a vacinar, nomeadamente pessoas com mais de 80 anos, mesmo que não pertençam aos grupos anteriormente vacinados.

Na próxima semana a vacinação prossegue para os grupos com mais de 50 anos

Marta Temido esclareceu algumas das dúvidas colocadas os 21 dias exigidos entre a toma das doses das vacinas, sublinhando que trata-se de uma característica do medicamento.

“Há países que estão a fazer intervalos superiores aos 21 dias mas Portugal continua a fazer os 21 dias de intervalo entre as tomas. Aquilo que fizemos foi um pedido de avaliação à Agência Europeia do Medicamento para avaliação deste tema, ainda não há resposta sobre se Portugal vai continuar a administração ao 21º dia”, explicou a ministra da saúde.

Em atualização

Fonte: Correio da Manha

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt