Bombeiros do Distrito do Porto Entregam Hoje Chaves das PEM ao INEM

0

Uma comitiva constituída por Presidentes de Direção e Comandantes de Corpos dos Bombeiros do Distrito do Porto vão efetuar hoje, às 13h00, a entrega das chaves das ambulâncias (PEM) Posto de Emergência Médica- INEM na delegação Norte desse Instituto.

Na base deste manifesto está uma posição conjunta subscrita por 33 Associações / Corpos de bombeiros do Distrito que consideram:

1º -Que o acordo de colaboração celebrado em 2012 entre INEM, ANEPC e LBP não cobre atualmente os custos reais dos consumíveis que o próprio Instituto exige através da sua (norma 09/2020). Refira-se a este propósito que o INEM comparticipa com o valor de 2€ a aquisição de consumíveis quando os custos atuais inerentes à pandemia e proteção dos bombeiros ultrapassam largamente esse valor.

2ª -Que a ANEPC continua a não cumprir integralmente a (Lei Nº42/2020) que define a responsabilidade de entrega de (EPI`s) Equipamentos de Proteção Individual aos Corpos de Bombeiros. As entregas efetuadas não cobrem 25% das necessidades.

Assim os Bombeiros exigem que o Estado através do INEM e da ANEPC cumpram com as suas obrigações!

Enquanto tal situação se mantiver, e a bem da segurança de quem presta o socorro (diga-se em mais de 90% das emergências no País, os BOMBEIROS) as Associações signatárias manterão as ambulâncias INEM inoperativas por falta de equipamento de proteção individual, cuja responsabilidade de apoio e entrega é do Estado através do INEM e da ANEPC respetivamente.

Ainda se evidencia:

• Que não está como nunca esteve em causa o socorro por parte das Associações / Corpos de Bombeiros às populações que juraram servir.

• Que os Bombeiros reconhecem e agradecem o inestimável apoio das suas populações, bem como, em particular, da maioria das Autarquias, que se têm substituído aos deveres e responsabilidades do Estado para com as Associações / Corpos de Bombeiros.

Por fim, não se concretizando em tempo oportuno e com resultados suficientemente encorajadores a renegociação dos acordos e protocolos com o INEM bem como se subsistirem entregas pontuais e insuficientes de equipamentos por parte da ANEPC, mais não restará aos Bombeiros do que entregar definitivamente esses meios (Ambulâncias PEM) ao Estado dado que atualmente os acordos e protocolos em vigor e a falta de entrega de equipamentos torna inviável a sua operacionalização .

Bombeiros do Distrito do Porto

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt