Bombeiros do Concelho de Chaves Receberam Novos Equipamentos

0

VidagoA Câmara Municipal de Chaves procedeu, no passado dia 2 de maio, à entrega de 84 novos equipamentos de proteção individual às três corporações de bombeiros do Concelho, no âmbito de uma candidatura apresentada pela CIM do Alto Tâmega ao POVT.

A cerimónia simbólica que decorreu no quartel dos Bombeiros de Vidago contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Arqtº António Cabeleira do secretário da CIM Alto Tâmega Dr, João Batista, dos presidentes e comandantes dos três corpos de bombeiros do concelho respetivamente, Flavienses, Salvação Públia e Vidago.

Enaltecendo o meritório trabalho dos bombeiros em prol das populações do concelho, o autarca Flaviense não tem dúvidas de que a área da proteção civil é uma das que merece grande atenção, em especial a segurança e conforto dos ‘soldados da paz’.
O Edil Flaviense, afirmou que os novos equipamentos representam uma mais-valia para os “soldados da paz” que, desta forma, passam a estar mais protegidos na nobre missão de salvaguardarem a nossa floresta. António Cabeleira reforçou a ideia de que o apoio aos bombeiros estará sempre presente nas intenções deste executivo, já que são eles a primeira força na defesa e na proteção civil.

Os presidentes e comandantes dos bombeiros do concelho mostraram-se satisfeitos com a entrega deste novo material que melhora as condições de segurança e capacidade de intervenção dos seus bombeiros.

De acordo com aa declarações do secretário da CIM Alto Tâmega Dr. João Batista, a problemática dos incêndios florestais apresenta uma importância acrescida, uma vez que a região alberga um conjunto elevado de espaços florestais.

O equipamento adquirido é composto por capacetes florestais, capuzes de proteção (cogulas), fatos de proteção individual (conjunto de calça e dólmen), luvas e botas. A entrega dos EPI’s vem no seguimento de uma candidatura apresentada pela CIMAT ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), com o objetivo de equipar de forma transversal e uniforme 50% do quadro ativo dos corpos de bombeiros voluntários do Alto Tâmega, num universo de 11 corporações de bombeiros.

Nos últimos anos,, o Alto Tâmega perdeu vários milhares de hectares de floresta. Acresce ainda que a Região é, segundo dados oficiais, uma das áreas, no contexto nacional, com maior risco de futuro aumento dos incêndios florestais em resultado do potencial impacto das alterações climáticas.

O equipamento agora entregue aos Bombeiros de Concelho assume importância vital para a proteção daqueles que nos protegem e que, ao fazê-lo se expõem eles próprios a grandes riscos. Agora com material moderno e adequado às exigências e perigosidade da função, os três Corpos de Bombeiros do Concelho poderão prosseguir a sua missão com maior nível de segurança e proteção a cada elemento que o compõe.

A entrega deste equipamento surge no seguimento de uma candidatura apresentada pela CIM Alto Tâmega ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) com o objetivo de equipar 50 por cento do quadro ativo das 3 corporações de bombeiros de voluntários do Concelho.
A candidatura permitiu uma comparticipação de 85% do investimento, tendo sido ainda formalizado um protocolo entre a CIM Alto Tâmega e a Autoridade Nacional de Proteção Civil para a comparticipação de 7,5%, sendo os restantes 7,5% suportados diretamente pelo município.

In BV Vidago

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.