Última Hora: Bombeiros dizem “Presente” na apresentação do Plano de Operações para a Serra de Estrela

0

(Foto: Paulo Prata)

Várias corporações de bombeiros estão hoje presentes na cerimónia de ativação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela, presidida pelo Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Carlos Mourato Nunes, e onde também está o Comandante Operacional Nacional, Duarte da Costa.

Esta cerimónia acontece num momento em que as posições estão extremadas entre a Liga de Bombeiros Portugueses e o Governo, e em que o Conselho Nacional da Liga decidiu pelo boicote dos bombeiros à comunicação de informações operacionais e à presença em eventos públicos onde estejam membros da ANPC e do Governo.

São inúmeros os convidados e os representantes das diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil e que integram este Dispositivo, como o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros da ANPC, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, o Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela e vários elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Dado o clima de contestação existente, havia alguma curiosidade em saber como se posicionariam Corpos de Bombeiros dos Distritos de Castelo Branco e Guarda que integram este dispositivo, sendo de assinalar que Gouveia, Seia e São Romão se apresentaram na cerimónia e que Covilhã, Manteigas e Loriga não se apresentaram devido a, alegadamente, estarem em serviço operacional.

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).