Bombeiros desconvocam protestos

Órgãos da Liga entendem estar criadas as condições para acordo com o Governo sobre a sustentabilidade financeira que as corporações exigem

A Liga dos Bombeiros Portugueses desconvocou os protestos previstos para as próximas semanas, todos restritos ao transporte dos doentes não urgentes. A TVI24 refere que a decisão foi tomada, esta quarta-feira à noite, depois de uma reunião da Liga com 18 federações distritais de bombeiros. Em causa estava a sustentabilidade financeira que as corporações exigem.

Ficam assim sem efeito a manifestação nacional que estava agendada para 18 de Agosto em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e também uma paralisação que visava interromper o transporte de doentes não urgentes entre os dias 4 e 6 de Setembro.

Depois de uma reunião, já esta semana, com o Governo, os bombeiros dizem que estão reunidas as condições para dar início a um acordo de sustentabilidade financeira.

A negociação, que decorreu na segunda-feira entre o presidente da Liga e os ministros da Saúde e da Administração Interna, diminuiu as divergências entre as partes, tendo na altura ficado próximos de um acordo. No final desse encontro, Jaime Soares explicou à Lusa que faltava a decisão final dos órgãos da Liga, mas já admitia que os protestos podiam ser anulados.

A Liga dos Bombeiros reclama a regularização de dívidas às corporações por parte dos ministérios da Administração Interna e da Saúde.




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.