Bombeiros de Vila Velha de Rodão têm novo VCOT

0

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Rodão tem um novo veículo de comando (VCOT).

Segundo adianta o Diário Digital de Castelo Branco, esta viatura foi adquirida através da “atribuição de um apoio na aquisição do veículo por parte do Município [de Vila Velha de Rodão]” depois “dos incêndios que no verão passado afetaram o concelho”.

Segundo o mesmo jornal, depois desses incêndios os Bombeiros de Vila Velha de Rodão referiram que “a viatura de comando da Corporação não oferecia condições de segurança para os tripulantes, por se encontrar bastante danificada e necessitar de reparações de valor elevado”.

Ciente da importância desta viatura para uma gestão correta e atempada do combate a incêndios no concelho, em reunião “a Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um montante de catorze mil duzentos e oitenta euros (14 280 euros) à Associação para a compra de uma nova viatura de comando”. Este montante, associado aos cerca de sete mil euros que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disponibilizou para a “aquisição dos equipamentos de rádio SIRESP, sirenes e sinalética”, permitiu a compra deste VCOT.

A entrega do veículo ocorreu no dia 16 de março, tendo, na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, referido que “Temos a consciência das dificuldades e da falta de recursos que os Bombeiros Voluntários registam, não só ao nível local, mas também nacional, mas estamos a trabalhar no sentido de minorar as mesmas”. O mesmo autarca sublinhou ainda que “dotar a instituição [Bombeiros Voluntários] com meios de resposta adequados, seguros e eficazes” garantirá o “aumento da sua operacionalidade”.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão reforça assim a sua capacidade de resposta e de defesa da sua comunidade.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).